No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 definiu o dia de hoje como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Desde que emergiu como uma crise global, a pandemia de covid-19 teve impactos profundos, atingindo inúmeros aspectos, desde o risco de transmissão do vírus nos locais de trabalho até os riscos de segurança e saúde ocupacional que surgiram como resultado das medidas para mitigar a disseminação do vírus, como o teletrabalho. Essas mudanças também representam riscos potenciais para a Saúde e Segurança no Trabalho (SST), incluindo os psicossociais e a violência em particular.
Neste ano o foco para a OIT é na resposta a surtos de doenças infecciosas no local de trabalho tendo como base a covid-19. Em um relatório divulgado pela OIT, a organização ressalta os riscos ocupacionais que surgem com a disseminação da covid-19. O documento também analisa medidas para prevenir e controlar o risco de contágio, psicossociais, ergonômicos e outros associados à pandemia.
Os riscos à segurança e à saúde associados ao trabalho são diversos e não podem ser ignorados em nenhum contexto. De acordo com o Ministério da Economia, entre janeiro e dezembro de 2019, foram autorizados 193.660 auxílios acidentários no país. Além disso, todos os dias morrem pessoas em decorrência de acidentes de trabalho ou doenças relacionadas a ele – mais de 2,78 milhões de mortes por ano. Além disso, há cerca de 374 milhões de acidentes não fatais a cada ano.
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho pretende ser uma campanha internacional anual para promover um trabalho seguro, saudável e digno. É necessário garantir uma cultura de segurança e saúde no mercado laboral em que o direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável seja respeitado a todos os níveis.